Antologias Japas - Weekly Shonen Jump

1
  • sexta-feira, 18 de novembro de 2011
  • Unknown
  • Marcadores: , , , ,


  • Dae pessoal! Eu ACABEI de ter essa idéia! Pelos meus conhecimentos de blogs animísticos, isso que começarei a fazer hoje é inédito na interwebs nacional... Acho! O.o Enfim, resolvi falar um pouco sobre as revistas antologias que possuem capítulos de mangás como seu conteúdo. Assim ficou difícil Arnaldo? Então a antologia que falarei hoje já vai te dar uma luz (E eu nem sou Deus!). Hoje falarei sobre a Weekly Shonen Jump! Se fosse querer falar sobre esse tema, teria que comecar com a Jump irrefutavelmente, já que essa é a revista japonesa mais conhecida ao redor do mundo. Então se embora!



    A sinopse da revista eu vou copiar da Wikipédia que vai ser muito mais preciso e menos esculachado que o meu, com certeza:

    "Weekly Shōnen Jump (週刊少年ジャンプ Shūkan Shōnen Janpu?), é uma revista semanal de mangás publicada pela editora Shueisha. A temática da revista é voltada ao público masculino jovem (Shounen).
    A revista semanal é atualmente a mais vendida do Japão (estimando-se ser também a revista de quadrinhos mais vendida do mundo), na qual na sua época de ouro, no ritmo de sucessos como Dragon Ball e Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco), Yu Yu Hakusho, entre outros, vendia 6 milhões de exemplares por semana somente no Japão nos anos 80. Logo após o fim de Dragon Ball a revista perdeu um pequena parte de seu público, e anos depois com o fim de outro sucesso, Slam Dunk, as suas vendas cairam de novo.
    Atualmente com sem seus maiores sucessos mundiais dos anos 80, com a popularização da internet e os títulos que multiplicaram ainda mais, a Shonen Jump vende metade do que vendia naquela época, por volta dos 3 a 3,5 milhões de exemplares semanais somente no Japão.
    Não apenas publicada no Japão, visto que também chegou aos Estados Unidos, Canadá, Noruega, Suécia e Alemanha (neste último com o título de "Banzai!")."


    Depois dessa sinopse gigantesca, vamos falar o que realmente a Shonen Jump é. Além de, realmente, ser a maior antologia japonesa, é um lugar onde o que reina são mangás mainstreams de batalha. Sim, normalmente você encontra mangás Gag, mangás de esporte, de mistério (esse estilo não tão normalmente), mas o que mais faz sucesso lá são mangás como Naruto, Bleach e One Piece, o chamado Trio de Ouro da Jump, que são justamente mangás de quê? De quê? De quê? Adivinha aê nerdão! MWAHAHAHA! Existem mangás que começaram de um jeito e terminaram de outro, aliás, isso é muito comum em mangas da Jump. Por exemplo, Yu Yu Hakusho. Começou como um mangá sobrenatural. Terminou um mangá de luta. Katekyo Hitman Reborn! começou como um gag safadenho. Se transformou em um mangá de luta, ah vá! Tem outros exemplos, mas eu to com preguiça de procurar por aí!


    Há também o fato de uma porção de séries da Jump ter um começo razoável, um meio até que interessante e um final escroto. Quem é otaku sabe o  porque disso, mas pra quem não entende diabos do que eu estou falando, isso é por causa do modo como os mangás se mantém na revista! Explicando melhor, existe uma classificação, um ranking dentro da revista chamado Table of Content, ou simplesmente ToC, que classifica os mangás por popularidade, e quem decide a popularidade são os fãs! O que até é justo pensando bem, se o publico japonês não fosse tão incompreensível. Acho que é a mordomia de ter uma jump onde eles podem decidir o que por e o que tirar. Um caso que me deixou intrigado foi o final rápido de DNA²! Eu gostei do mangá, mas foi o final mas escroto que já tive o desprazer de ler, por enquanto. O mangá era bom, tinha uma história interessante, era único e ainda ensinava as criancinhas ciências. O que eu tenho a falar sobre o cancelamento de DNA²? Jovens japas não gostam de ciências!


    Eu tive outra idéia nesse exato momento, que é colocar o ToC mais recente da antologia da qual estiver comentando, no caso aqui a Jump, e comentar sobre ele. Se a antologia não tiver ToC, não sei se alguma não tem ou se são poucas que tem, eu pulo essa parte. Hehe! Esse ToC da Jump eu retirei do blog MBB Anikenkai, o qual é recomendadíssimo de bão!


    ToC: Shonen Jump 50/2011





















    Medaka Box (Cores, Detalhes do Anime)
    One Piece
    Gintama
    Bakuman
    Reborn!
    Gensōn! Kodai Seibutsu-shi Packy (Cores)
    Toriko
    Nisekoi (23 pgs.)
    Sket Dance (Capa, Cores)
    Kurogane
    Kuroko no Basket
    PSI Kusuo Saiki (Cores, One Shot)
    Nurarihyon no Mago
    Bleach
    Kochikame
    Inumaru Dashi
    Hunter x Hunter
    Beelzebub
    Magico
    Kagami no Kuni no Harisugawa
    ST&RS


    Copiei até o estilo daqui, então se tiver parecido, é porque eu gostei da distribuição, sem mais.

    One Piece lá em cima beleza, eu ouvi falar que tava foderoso, mas Reborn alí foi uma surpresa até que agradável, já que eu acompanhei até metade da saga após a saga do futuro. Esqueci o nome. XD ST&RS, pelo que parece tinha um bom desenvolvimento, mas os japas são loucos, estou dizendo! E por fim o ultimo mangá que me interessa, Beelzebub, eu acompanhei e droppei o anime por puro esquecimento, e preguiça de baixar ele enquanto eu assitia Fairy Tail, que tava mais interessante! Mas parece que o Tamura vem perdendo a mão com a série. Se ele não ficar esperto vai ter que mandar uns 3 episódios pra próxima reunião de serialização! Tá, não pra próxima, mas pode ser breve!

    E só pra finalizar a postagem, eu queria deixar um video com o trailer de Jump Ultimate Stars, que é um dos jogos com todos os personagens de seus mangás mais famosos, e não são poucos. Acho válido esse tipo de marketing! Então é isso! See ya!

    1 comentários:

    1. Anônimo disse...
    2. Eu gostaria de destacar apenas um pequeno equívoco seu. Yu Yu sempre teve a porrada inerente ao seu contexto. Embora em seus primeiros capítulos a série fosse mais explicativa(afinal, era o começo e todo começo precisa ser o começo), a série sempre destacou as lutas e os poderes dos personagens.
      No mais, excelente post.

    Postar um comentário

     
    Copyright 2011 OtaKrazy Blog